quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Passagem da Cruz da Juventude



No dia 22 de janeiro de 2012, os símbolos da JMJ – a Cruz Internacional da Juventude e o Ícone de Maria, Mãe de Deus, foram recebidos festivamente pela Diocese de Garanhuns, no Estado de Pernambuco.
Às 10 horas e 30 minutos, os símbolos partiram da Paróquia de Santana do Ipanema, AL, acompanhados pelo Bispo de Palmeira dos Índios, Dom Dulcênio Fontes de Matos, com numerosos representantes de leigos da sua diocese, e pelo Bispo Diocesano de Garanhuns. Cerca de 8.000 pessoas da cidade de Águas Belas, PE, aguardavam na entrada da cidade e acolheram festosamente a Cruz e o Ícone. Saudaram a sua chegada o Padre José Evandro da Silva, Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Águas Belas, em nome do Pároco, Mons. Carlos André Vieira Alexandre Paes, ausente por estar em tratamento de saúde no Recife, e o Prefeito Municial, Sr. Genival.
Os jovens quiseram carregar nos ombros a Cruz da Juventude, em procissão pelas ruas da cidade. Na Capela de São Sebastião, sede da futura segunda paróquia da cidade, foi feita uma pausa para uma catequese preparada pelos próprios jovens: foi recordada com emoção a figura santa do Beato João Paulo II, iniciador das JMJ, tendo sido apresentadas, com seus cartazes e lemas, as JMJ celebradas até hoje.
A procissão prosseguiu até à Igreja Matriz, onde foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo Bispo Diocesano e concelebrada por todos os sacerdotes do Vicariato Sudoeste. Por causa da multidão, a Eucaristia foi celebrada em frente à Matriz, tendo sido ocupada pelo povo toda a praça principal da cidade.
Ao final da Santa Missa, a juventude da Paróquia ofereceu à Diocese de Garanhuns uma réplica em menor escala da Cruz, a qual, de agora em diante, percorrerá todas as Paróquias, conclamando os jovens e levando o anúncio redentor, em preparação à JMJ do Rio de Janeiro, em julho de 2013.
Antes da benção final, o Bispo Diocesano renovou a Consagração da Juventude ao Sagrado Coração de Jesus, feita pelo Santo Padre Bento XVI na última JMJ em Madrid:

Senhor Jesus Cristo, irmão, amigo e redentor do homem, olhai com amor os jovens e demais pessoas que, com alegria, estão reunidos aqui e abri para eles a fonte eterna da vossa misericórdia, que mana do vosso Coração aberto na Cruz. Dóceis ao vosso chamado, eles vieram para estar convosco e adorar-vos.
Com ardente oração, eu os consagro ao vosso Coração, para que, enraizados e edificados em vós, sejam sempre vossos, na vida e na morte. Que jamais se afastem de vós! Outorgai-lhes um coração semelhante ao vosso, manso e humilde, para que escutem a vossa vontade e sejam, no meio do mundo, louvor da vossa glória, de maneira que todos os homens, contemplando as suas obras, dêem glória do Pai, com quem viveis feliz para sempre, na unidade do Espírito Santo, pelos séculos dos séculos.
Amém.

Após a Santa Missa, foi organizada uma carreata, que conduziu os símbolos até à cidade de Garanhuns, passando pelas Paróquias de Iatí, Saloá e Paranatama. Na sede da Diocese, desde as 14 horas, mais de 10.000 pessoas se concentraram na Praça Guadalajara – local de grandes eventos da cidade de Garanhuns. A Cruz e o Ícone chegaram somente por volta das 18 horas, sendo acolhidos por grande parte do Clero da Diocese e por representantes de todas as Paróquias, que se encontravam na Catedral de Santo Antônio. Em seguida, alguns jovens, representando as Paróquias da Diocese, carregaram sobre os ombros os símbolos, acompanhados pelos Padres e pelo Bispo Diocesano, paramentados, até à Praça Guadalajara, onde uma enorme ovação os acolheu.
Teve início a Santa Missa, em um clima de intensa piedade, com a participação de cerca de 10.000 pessoas. Ao final, uma procissão festiva levou a Cruz\ e o Ícone pelas principais ruas da cidade, até à Paróquia de São Sebastião, no bairro da Boa Vista, que está comemorando 90 anos de criação.
Uma vigília noturna, composta por shows religiosos, catequese, teatro, tudo em um clima de muita oração, foi então presidida pelo Pároco, Pe. José Émerson Alves da Silva. Por toda a noite, jovens e paroquianos permaneceram unidos, sob a égide da Cruz.

No dia 23 de janeiro, às 6 horas da manhã, uma carreata partiu da Paróquia, rumo ao Santuário da Mãe Rainha, do outro lado da cidade, passando pela Paróquia de Santa Teresinha, no bairro do Magano, Paróquia de Santo Antônio – Catedral, no centro, e Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro de Heliópolis.
Às 9 horas da manhã, o Bispo Diocesano, acompanhado por muitos sacerdotes, presidiu a celebração da Santa Missa no Santuário, tendo sido convidadas para a celebração de modo especial, as comunidades de vida consagrada, sociedades de vida apostólica e novas comunidades de vida, presentes na Diocese. Uma segunda Santa Missa foi celebrada às 11 horas da manhã, presidida pelo Padre Francisco de Assis Gabriel dos Santos C.Ss.R., Pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e encarregado da assistência pastoral ao quartel do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado de Garanhuns. Nesta ocasião, os militares católicos estiveram presentes, em uma delegação. Antes da celebração, Dom Fernando Guimarães, nosso Bispo Diocesano, dirigiu uma palavra aos militares.
Pelas 14 horas, uma nova carreata partiu do Santuário da Mãe Rainha, em direção à cidade de São Bento do Una, passando pelas Paróquias de São João Batista, na cidade de São João; São José, na cidade de Angelim; Imaculada Conceição, na cidade de Canhotinho; Santo Antônio, na cidade de Lajedo. A Cruz da Juventude e o Ícone de Maria foram aclamados com fé, entusiasmo e muita alegria, em todas as partes por onde passaram.
Antes de chegar em São Bento do Una, foi feita uma parada diante do Recanto De Colores, a sede em construção dos Cursilhos de Cristandade da Diocese. Nesta ocasião, foi abençoada uma grande cruz colocada diante da capela e foi inaugurada uma placa comemorativa.
Em São Bento do Una, uma grande multidão aguardava a chegada dos símbolos, reunindo especialmente os jovens do Vicariato Norte, embora houvesse presença representativa de muitos Vicariatos de nossa Diocese.
Às 19h30, foi celebrada uma Santa Missa campal, na Praça da Matriz, presidida por nosso Bispo Diocesano e concelebrada por todos os sacerdotes presentes. Fez uso da palavra o Pároco da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos, Padre José Bento de França. Presentes cerca de 6.000 pessoas. Na ocasião, foi abençoada uma réplica menor da Cruz internacional, preparada pelos jovens da Paróquia, e que percorrerá todas as comunidades rurais das duas Paróquias da cidade, em missão permanente junto à juventude.

No dia 24 de janeiro, às 6 horas da manhã, a Cruz e o Ícone mariano foram levados processionalmente à nova Paróquia da cidade, Nossa Senhora de Fátima do bairro Rua Nova, acolhidos pelo Pároco, Padre Gabriel Belo Cavalcante. Durante o percurso, os jovens recordaram a Via Sacra, unindo-se à paixão, morte e ressurreição do Senhor. Às 8 horas, foi celebrada a Santa Missa, presidida por nosso Bispo e concelebrada por todos os sacerdotes presentes.
Ao final, uma nova carreata transportou triunfalmente a Cruz da Juventude e o Ícone de Maria Mãe da Igreja até à cidade de Belo Jardim, onde os símbolos foram entregues à Diocese de Pesqueira.

A passagem do Cruz Internacional da Juventude foi um momento de graça para a nossa Diocese. Há que se ressaltar o entusiasmo contagiante dos jovens e dos fieis em geral, durante a passagem dos símbolos por nossa Diocese. Era comovente ver a quantidade de pessoas – muitas inclusive de idade – esperando pacientemente a chegada da Cruz durante horas, sem reclamar dos atrasos inevitáveis neste tipo de programação. Uma piedade palpável, profunda, intensa, dominou a todos, que levados pela contagiante participação da juventude.
Quantas graças, quantos corações iluminados pelo Cristo! Quantas vocações, para os diversos ministérios e para todas as opções de vida, certamente surgiram como sementes nos corações de muitos jovens!
Foram dias inesquecíveis. Deus seja louvado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário